...Who's the grimmest of them all? »
Apesar da semelhança entre as imagens (e entre a doença mental das personagens em questão---coincidências?), são mais as diferenças que separam estes dois "filmes-sociais" do que as similaridades que os aproximam.
A sociedade/civilização no filme de Lang está fundada na ordem, na harmonia entre as partes, e num sistema de "equilíbrios e compensações" que é em último caso eficaz (mesmo que bastante ineficiente).
O filme de Todd Phillips por seu lado aposta as suas fichas na incapacidade institucional em curar a corrupção e as feridas do "sistema", e na emergência do caos urbano e do motim como resultados inevitáveis (desejáveis?) da decadência social.
O filme de Lang denuncia o "vigilantismo" e a tomada da justiça pelas mãos populares, enquanto o filme de Phillips parece abraçar a ideia.
Ainda assim, teria sido interessante perceber se Lang tornaria a filmar "o mesmo filme", e manteria a mesma "fé" nas estruturas sociais, uns anos mais tarde, no contexto em que Hitler e o Partido Nazi haviam já tomado as rédeas do poder.